Aplicações Informáticas

Fiunalmente, chegámos ao módulo 11, onde irei falar das várias aplicações informáticas aplicadas à gestão seja de recursos humanos seja de uma organização.
As aplicações informáticas são importantes para o processamento de salários, gestão de recrutamento, avaliação e desempenho.
Existem dois tipos principais de sistemas de aplicações informáticas para Recursos Humanos:
  • Sistemas rígidos: sistemas que nascem a partir de uma folha de pagamento ou como um módulo de software ERP adicionando a funcionalidade de RH estratégico.
  • Soft Systems: sistemas focados em gestão de RH estratégicos, que geralmente não incluem o módulo de folha de pagamento e, normalmente, incluem avaliações para identificarem habilidades e potenciais, avaliações 360, avaliação de competência, funcionários de autogestão e caixa de desenvolvimento de sequência de carreira.
Aplicações informáticas disponíveis no mercado para a gestão de recursos humanos

Microsoft Dynamics NAV é um sistema de planeamento de gestão de recursos humanos empresariais, ou, ERP e é um software da Microsoft.
O produto faz parte da Microsoft Dynamics family, e destina-se a ajudar com finanças, manufactura, gestão de relacionamento com clientes, cadeias de abastecimento e de análise e de comércio electrónico para pequenas e médias empresas e tem a reputação de ser fácil de personalizar.


É um programa integrado em que os dados que aqui são processados produzem efeitos em todas as restantes aplicações, de forma automática e em tempo real. Produzindo assim uma Factura que é, em simultâneo, o acto de efectuar o respectivo lançamento na Contabilidade e nas Contas Correntes e também de produzir as saídas de Stock de todos os artigos facturados. É também um processo pelo qual o gestor dispõe imediatamente de um conjunto de mapas e estatísticas que o ajudam a avaliar a situação económico-financeira da sua empresa.
É também um programa personalizável em que cada documento pode ser adaptado às necessidades do utilizador, no qual tem a liberdade de definir como se chama o documento, que informações devem ser pedidas ao operador e que mapas e tabelas serão actualizados.










Desenvolvida e projectada para responder eficazmente às necessidades do sector do Retalho.
A aplicação Sage GesPOS alterou o seu nome para Sage Retail. O aplicativo mantém todas as funcionalidades da aplicação GesPOS, estando o novo produto já certificado pela DGCI.
O Sage Retail está vocacionado para qualquer PME em termos de Gestão Comercial standard e optimizado para empresas de Comércio a Retalho e Restauração, respondendo eficazmente às necessidades de empresas como Supermercados, Lavandarias, Lojas, Talhos, Perfumarias, Padarias/Pastelarias ou Papelarias, Restaurantes, etc.
A prova do resultado e da eficácia desta linha são os seus 39.000 utilizadores.






Especialista de renome em Software de Gestão, a PRIMAVERA BSS detém uma oferta alargada de soluções nas áreas de:
•Área Financeira - Contabilidade
•Gestão de Recursos Humanos - Salários
•Gestão de Imobilizado
• Gestão Comercial
•Gestão de Tesouraria e Bancos
•Gestão de Projectos e Serviços Pós-Venda
• Business Intelligence
• Enterprise Portals
• Mobile Sales



O "Projecto Colibri" é um Software multi-plataforma de Gestão Comercial, desenvolvido em JAVA, criado através do uso das tecnologias mais recentes e dispõe de várias capacidades muito interessantes.É um software que aborda as principais necessidades da área comercial de uma pequena e média empresa, fazendo o controlo de compras, vendas, stocks e contas correntes. Conta com um moderno e intuitivo interface optimizado para utilização via teclado.