A Motivação e a Liderança

Sobre este tema foi-nos proposto um trabalho de grupos de dois alunos, em que nos temas motivação e liderança seria efectuada uma apresentação em PowerPoint.

A Liderança e a Motivação são dois aspectos essenciais no alcance do sucesso das organizações. Hoje em dia temos nas empresas bons gestores e por vezes maus líderes. Uma Liderança eficaz condiciona e é determinante para Motivar. Todavia, liderar eficazmente é complexo. Não se nasce propriamente líder, ainda que a predisposição genética condicione e seja determinante.

O que é a Motivação?
É um conjunto de forças internas que mobilizam o indivíduo para atingir um dado objectivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.
Factores associados à motivação:

Necessidade - É o motivo, a razão de ser da acção. É provocada por um estado de desequilíbrio devido a uma carência ou privação.

Impulso ou pulsão- É a actividade desenvolvida pela necessidade ou motivo, isto é, a energia interna que impele o indivíduo a agir num dado sentido.

Resposta- É a actividade desenvolvida e desencadeada pela pulsão para atingir algo.

Incentivo- É o objectivo para o qual se orienta a acção. Saciedade. É a satisfação decorrente de se ter atingido o objectivo pretendido.

Também existe a desmotivação, que é não conseguir implementar alguma ideia ou projeto, problemas de relacionamento, pressão exagerada por resultados, responsabilidades muito abaixo (ou acima) do potencial de uma pessoa, ausência de planos de carreira e entre outros.

O que é a Liderança?

A Liderança é a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da organização.

Líder- o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

Existem os tipos de liderança:

Liderança autocrática: na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.

Liderança democrática: este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder.

Liderança liberal: Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, não necessitando de supervisão constante.

Liderança paternalista: pode ser confortável para os trabalhadores e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional.

E existem os estilos de liderança:

Estilo Visionário: Canaliza as pessoas para visões e sonhos partilhados. Tem um efeito muito positivo sobre o clima de trabalho.

Estilo Conselheiro: Relaciona os desejos das pessoas com os objetivos da organização.

Estilo Relacional: Cria harmonia melhorando o relacionamento entre as pessoas. Ideal para resolver e sarar conflitos num grupo; dar motivação em períodos difíceis.

Estilo Pressionador: Atinge objetivos difíceis e estimulantes. Tem um efeito por vezes negativo sobre o clima de trabalho pois é frequentemente mal executado.

Estilo Dirigista: Acalma os receios dando instruções claras em situações de emergência. É apropriado em situações de crise.

Liderança organizacional

A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso. Liderar , de uma forma bem clara ,pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipa ,para que se atinja os objetivos propostos pela organização.